Passo 1: Gerar arquivos exportáveis em seu software de Gestão Escolar.
Verifique junto ao suporte do seu sistema de gestão escolar se seu software permite a exportação de dados dos alunos cadastrados em formatos
além do simples PDF. Verifique se seu sistema consegue gerar relatórios em formatos de Excel (.xls), ou Texto (.csv e .txt), ou ainda em outros formatos possíveis como HTML, XML ou outro.
Caso seu sistema não tenha a possibilidade de gerar arquivos exportáveis, poderar utilizar o sistema com inserção de dados diretamente nas telas de cadastro do Educax. Porém precisa verificar se o trabalho que terá
fazendo isso, não será o mesmo de fazer diretamente no site do Ginfes Guarujá.
Uma vez que seja possível gerar arquivos de exportação em seu sistema, é importante que ele detenha os seguintes dados ou o máximo que conseguir:
Passo 2: Importando arquivos no EDUCAX (Menu Importar)
Na menu Layouts, você encontrar as opções disponíveis de sistemas de gestão escolar. Escolha o seu sistema e clique em Importar Arquivos
Após a importação e validação do arquivo o sistema irá montar uma tabela com todos os dados pré-importados para verificação de campos que possam ou não estar faltando. Após a triagem e correção de possíveis campos em branco, poderá prosseguir a importação para dentro do Educax.
Passo 3: Gerar arquivos XML Ginfes (Menu Gerar XML)
O sistema irá gerar os arquivos XML no formato requerido pelo Ginfes, desde que todos os campos obrigatórios estejam devidamente preenchidos na base de dados do ssitema Educax.
Caso perceba algum erro, basta arrumar na base e tentar gerar novamente, sem a necessidade de re-importar arquivos do seu sistema de gestão escolar (Passo 1).
Os arquivos XML Ginfes serão gerados com 50 em 50 registros cada. Basta entrar no site do Ginfes dentro do módulo educação e importar os arquivos, sempre analisando possíveis mensagens de erro. Os erros poderão ser enviados para nosso suporte através do e-mail sup@educax.com.br, ou pelo WhatsApp fornecido aos clientes.